quinta-feira, 6 de outubro de 2016

[RESENHA] ENQUANTO EU TE ESQUECIA, JENNIE SHORTRIDGE









  • ISBN: 978-85-67028-12-5
  • Tradutor: Elisa Nazarian
  • Lançamento: 2014
  • Páginas: 384
  • Editora: Única










Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente.
Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação? Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto eu te esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.



A história começa em ritmo de suspense Lucie Walker está nas águas da Baía de São Francisco e não consegue se lembrar de nada referente a sua vida pessoal.
Ao ser enviada a uma clínica é diagnosticada com uma espécie rara de amnésia, chamada fuga dissociativa, ligada a um trauma vivido recentemente.
Por meio da imprensa, Grady, seu noivo, com quem está de casamento marcado, a encontra. Assim, ao se deparar com a possibilidade de um possível noivo, fica amedrontada com o que lhe reserva essa nova vida.
Ao voltar a sua antiga vida, com seu noivo Grady, Lucie se ver perdida em meio a tantas lembranças perdidas e começa a perceber a mulher fria, controladora e sem vida que era antes de sofrer esse trauma.
Pois bem, ao meu ver o livro retrata a possibilidade de uma segunda chance, onde Lucie tem a oportunidade de ser uma pessoa melhor, mais humana e carinhosa que era antes da amnésia, ao mesmo tempo retrata traumas já vividos no passado, que ela havia fugido até então, e que agora terá que enfrentar.


O livro é dividido em três partes, retratando, as perspectivas e emoções de Grady, Lucie e Helen, uma tia de Lucie com quem esta não conversa a muitos anos.
É uma história complexa, mas de fácil leitura, nos deparamos com o sofrimento de Grady, ao não saber lidar com essa nova Lucie em sua vida. A tentativa de Lucie em seguir em frente e se afastar cada vez mais da antiga pessoa que era e os traumas de Helen, que vive imersa no passado e nos problemas que afligiram sua família.
É uma leitura boa, simples e direta, porém acho que alguns ganchos não foram fechados, apesar de ser um livro relativamente grosso. Não sei ao certo se essa foi a intenção da autora, porém, ao meu ver, fica muitos pontos em aberto, apesar de muito explorados no decorrer da narrativa, e que não foram respondidos no livro.
Apesar disso, vale a pena a leitura, pois nos faz pensar em nossas atitudes e que muitas vezes não teremos uma segunda chance para consertar nossos erros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário